Já se vão dez anos desde que o movimento anticapitalista (sim, o "antiglobalização") ganhava mais força pelo mundo começando a se estruturar inclusive em São Paulo. A oposição direta era aos agentes do capitalismo, sobretudo as grandes empresas transnacionais e as organizações multilaterais de comércio regendo o mundo pelos princípios do neoliberalismo.
Não! Relaxe! Estou longe de ficar fazendo uma análise sobre o que aconteceu de lá pra cá e nem os porquês. Há alguns links aqui do lado que você pode encontrar o que as pessoas daquela época estão fazendo agora. Vale a pena olhar.
Posto aqui apenas um vídeo que na época inspirou muita gente, justamente por captar a essência de união de militantes políticos do mundo todo com uma pauta imediata em comum: impedir a reunião do FMI e do Banco Mundial, em 26 de setembro de 2000, em Praga, República Tcheca, por meio tanto de manifestações pacíficas quanto de ações mais radicais e enfrentamentos com a polícia local.
Não! Também estou muito longe de ficar debatendo se aquilo tudo foi válido ou não. Já disse: se quiser ver o que as pessoas daquela época estão fazendo hoje, acesse os links ao lado.
Em todo caso, se quiser entender o que era o “zeitgeist” daqueles dias esperançosos onde achávamos realmente que estávamos vencendo, veja por inteiro esse vídeo do S26 em Praga.