"Seremos vitoriosos": Delubio Soares, mensaleiro.



DORA KRAMERO PT não acreditava que o julgamento do mensalão aconteceria neste ano, não esperava que o relator fosse tão enfático, claro e didático na exposição dos acontecimentos que o levaram a condenar até agora quatro réus, e tampouco imaginava que a narrativa passaria ao largo da tese do caixa 2 à qual ficaram presos os advogados.O PT apostava na prescrição dos crimes, na desqualificação da
Clique para ver...

Lula grava com Elmano de Freitas

Galera, vamos compartilhar. Não esqueça o site oficial do companheiro Elmano de Freitas 13 do PT: http://www.elmano13dopt.com.br/
A sétima propaganda eleitoral a entrar no ar foi a do candidato do PT, Elmano de Freitas. Ele foi logo apresentado como o candidato de Lula, Dilma e da prefeita Luizianne Lins, que já surgiu no início do programa tecendo elogios para seu afilhado político. Lembrou que ele forma em direito e atuou fortemente juntos aos movimentos sociais. "Conhece a administração como ninguém. Trabalhou no núcleo duro do governo e sem sensibilidade pelo povo mais pobre. Quem o conhece, sabe de sua capacidade para resolver problemas", destacou a petista.

Depois o locutor contou um pouco da história do candidato, que nasceu no Interior e é filho de pai agricultor e mãe professora. Segundo a produção, Elmano cresceu vendo de perto o sofrimento da população, preocupando desde cedo em "mudar o País, o mundo". Foi então que ele se filiou ao Partido dos Trabalhadores, "o grande amor da vida dele". "Meu primeiro voto foi no companheiro Lula, em 89", disse Elmano. Foi destacado ainda que em 2002 o petista foi assessorar movimento sociais em Brasília, sendo responsável por acompanhar processos que tramitavam no Supremo Tribunal de Justiça (STF) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2008, se integrou à gestão Luizianne Lins, terminando sua experiência administrativa como secretário de Educação.
Mais uma vez a prefeita surgiu para falar bem de Elmano. "O Elmano não é um candidato da política tradicional, mas da nova, e por isso vai renovar".
Em seguida foram intercaladas frases de Elmano e do ex-presidente Lula. O locutor afirmou que Elmano sempre sonhou com uma sociedade mais justa, o mesmo sonho do ex-presidente. Ao fim, uma dos discursos mais famosos do presidente Lula, proferido em sua primeira posse para presidente. "Se havia alguém no Brasil que duvidasse que um torneiro mecânico saído de uma fábrica chegasse à Presidência da República, 2002 provou exatamente o contrário. E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho como o meu primeiro diploma o diploma de presidente da República do meu país".
Clique para ver...

PARACETAMOL X MENINGITE ???

Na noite de domingo(19/08), o sr. Claudinei Machado e sua esposa , moradores no bairro Guaraituba, estiveram no Pronto Atendimento Maracanã, onde foram levar o seu filho de 10 meses que apresentava 40 graus de febre.
Os pais contam a esse Blog que foram atendidos perto de meia noite, relataram ao médico que a criança estava com febre alta, mostrando inclusive o termômetro ao médico. Segundo relato dos pais, a consulta demorou menos que 4 minutos e o profissional da medicina não chegou a tocar na criança, mas foi o suficiente para receitar o medicamento Paracetamol. 


Já de madrugada, os pais ficaram com receio e não confiaram no atendimento realizado no PA Maracanã e levaram a criança até o Hospital Evangélico, onde foram atendidos, após examinada a criança, a mesma foi encaminhada para exames, o resultado apresentou uma infecção grave. Ontem(21/08) o pequeno wallace, de apenas dez meses, teve convulsões e foi levado ao hospital Vita, em tese, o o quadro a princípio é de meningite,  e está internado . O que dizer agora ???? 

"O candidato Joel Cordeiro ( PSD), disse hoje no seu programa eleitoral de rádio que a cidade de Colombo está doente, e que tem  gente levando dinheiro público para  casa ????"
Clique para ver...

Eleições em Fortaleza: Chances e Possibilidades

Fernando Cartaxo de Arruda, sociólogo - fcartaxoarruda@gmail.com
A eleição municipal no Brasil, notadamente em Fortaleza, ganhará consistência e definição com a campanha de mídia e a intensificação dos gastos milionários das campanhas políticas. Apesar das magias eleitorais que serão expostas, o eleitor é sempre uma incógnita diante dos apelos e verdades que presenciarão. É um terreno melindroso e delicado o que será percorrido até a definição do voto na urna eletrônica. As pesquisas apontaram um quadro de tendências ainda em condições de inércia, que ganhará novos moldes com a dinâmica e o impacto das estratégias políticas e de marketing eleitoral. Hoje, ainda temos um contingente enorme de indecisos, e um grupo significativo que definiram o seu voto, mas mesmo assim podem sofrer vacilações no percurso da campanha, podendo redirecionar suas escolhas políticas.
No caso específico de Fortaleza, essa maioria de indecisos e vacilantes definirá os candidatos que disputarão o segundo turno. A característica da atual campanha eleitoral é a da fragmentação de propostas, fruto da implosão dos acordos políticos que mantiveram o domínio da cena do poder sob o aparente manto da cordialidade. A ruptura da aliança PT e PSB e o voo solo do PC do B promoveram os estilhaços no cardápio eleitoral, bem como a fratura no campo da oposição tradicional, que desfez o acordo do PSDB com o DEM. Estas circunstâncias apontam a previsibilidade de um segundo turno. Por outro lado, temos as candidaturas do PSOL e do PDT, que se insurgem como opções críticas as forças políticas estabelecidas. O PSOL com maior identidade de levantar a bandeira de inovação e mudança, pois o PDT ainda viveu na sombra pacífica com o PT e demarcou sua oposição política nos deslizes das ações do governo Cid Gomes. Essas candidaturas alternativas, no campo da esquerda e centro-esquerda, demonstram nos primeiros indicadores das pesquisas eleitorais, um estrato significativo de eleitores que buscam alternativas de esquerda tanto ao PT quanto ao PSB. Ao mesmo tempo, temos um eleitor com perfil conservador e de direita, que também atuam no campo de oposição as forças de domínio, representado no DEM e nos resquícios tucanos da capital.
As estratégias eleitorais devem transitar dentro deste escopo, buscando mudar posturas e tendências detectadas nas primeiras amostras das pesquisas eleitorais e em pesquisas qualitativas que identificam como persuadir o eleitor de seus impulsos primitivos. Essa leitura minuciosa da realidade política e das tendências do comportamento do eleitor é a matéria-prima para os estrategistas das campanhas
eleitorais. Devemos nos confrontar, nós eleitores, com moldagens de candidatos fabricadas nas oficinas da produção do desejo de consumo.
Em outras palavras, candidatos que vestirão as roupas que os tornem agradáveis aos apetites, desejos e necessidades do eleitor. A arte é filtrar e racionalizar a cabeça do eleitor, identificando os campos e os espaços potenciais para turbinar a escalada de aceitação das urnas. Devemos considerar que a manipulação dos desejos e escolhas não ultrapassam os limites de suportabilidade do senso comum do eleitor.
Os eleitores do PSOL nunca migraram para opções políticas que firam os seus conceitos de análise e pervertam sua consciência política. As modificações de votos dessa natureza de consciência política são mais consistentes e não se sensibilizaram com quaisquer artimanhas do marketing político. O mesmo se deve dizer dos eleitores do PDT, que se posicionam como identidade própria e diferenciada dos arranjos hegemônicos existentes. Em geral, são eleitores que escolheram em quem não votar e procuram uma alternativa viável para satisfazer sua decisão por mudanças. Da mesma forma, são os votos da oposição de direita que anunciam vontades de trazer ao cenário de poder uma novidade política diferenciada das atuais configurações do poder posto.
O cenário político das eleições coloca uma matemática ainda imprecisa dos resultados. Os candidatos que despontaram nas prévias das pesquisas eleitorais são os que estiveram mais tempo expostos na memória do eleitor. O Moroni e o Inácio despontam, ainda na margem pequena do eleitorado que definiu os votos, por mera lembrança das sucessivas tentativas de pleitear a vontade do eleitor. O Roseno e Heitor já figuram como candidaturas potenciais e alternativas de escolha. Os candidatos da situação Elmano e Roberto Cláudio, por serem desconhecidos, figuram como personagens que ainda precisam anunciar os seus propósitos e sua força de persuasão eleitoral. Os outros candidatos são coadjuvantes sem embasamento para alçarem o pódio do poder.
A batalha será alcançar um patamar confortável para disputar o segundo turno, que deve variar entre 25 a 30 por cento do eleitorado. Uma margem que definirá a montagem das candidaturas para o segundo turno. Esse primeiro embate favorece o candidato da prefeita Luizianne Lins, mesmo que ainda não tenha obtido um índice eleitoral seguro. Sempre existirá uma confrontação entre as realizações da atual gestão e o que poderá melhorar e transformar. Por mais críticas que possam existir a atual gestão é razoável que existam um percentual compatível para pavimentar a candidatura de Elmano Freitas para o segundo turno. As realizações da Prefeitura não podem simplesmente ser desconsideradas e as populações beneficiadas pelas políticas públicas e sociais desenvolvidas pesarão esta realidade no momento da escolha do seu candidato. Assim como, não é desprezível a variável dos efeitos do apoio de Lula e da simpatia de Dilma a candidatura do PT, situação que tende a definir maiores probabilidades de vencer essa primeira etapa eleitoral. Não são sem razão os esforços do PSB em tentar neutralizar o impacto do apoio de Lula e evitar a participação de Dilma na disputa eleitoral. Sabem que o apoio dessa dupla pode significar a certeza do PT alcançar votos suficientes das camadas populares e setores médios da sociedade para se credenciar ao segundo turno. Essa é a chamada joia da coroa, aquela que todo mundo almeja. E só o Partido dos Trabalhadores pode possuir. Esse trunfo político deverá ser usado na fase eletrônica da campanha eleitoral e permite construir um cenário favorável para o crescimento sustentável da candidatura do PT.
É claro que tudo dependerá da evolução concreta da disputa eleitoral e do jogo de desqualificação e crítica que serão utilizados pelas demais candidaturas. Bem como a capacidade de adequação das estratégias eleitorais para os embates imprevisíveis na montagem e desmontagem das argumentações. Ainda não temos os elementos estratégicos que demarcarão o acirramento da disputa e nem indicadores confiáveis de quem despontará como prováveis candidatos com reais chances de vitória eleitoral. No momento é preciso observar como se comportará o eleitor diante das diferentes mensagens e propostas, pois ainda são insondáveis as armas que serão utilizadas e como serão absorvidas e processadas pelos diferentes andaimes da estrutura social e dos nichos de formação da opinião pública.
A candidatura do PSB é uma incógnita diante de um quadro multifacetado. O espaço da oposição tem sido ocupado pelo PSOL e PDT no terreno das classes médias esclarecidas; e pelo DEM em segmentos populares impactados pela violência urbana. A construção do seu discurso ainda precisa ser moldada em uma identidade identificável ao eleitor. A sua ascensão eleitoral dependerá muito da criatividade do seu marketing político e da comprovação da popularidade dos Ferreira Gomes na cidade de Fortaleza. A vantagem do candidato Roberto Cláudio é contar com o maior tempo na propaganda política e melhor infraestrutura financeira, condições privilegiadas para plasmar um caminho de ascensão eleitoral. Outro desafio será enfrentar as correntes do pensamento político que apontam os riscos da concentração de poder do PSB no Ceará, sinalizando uma nova hegemonia de grupo de domínio. Algo que desestabilizaria a saudável convivência de diferentes forças políticas na construção de processos democráticos e participativos.
Ainda resta constatar se os efeitos dessa fase eletrônica da campanha vão desnutrir as pretensões de Moroni e Inácio, cuja expectativa é alentada pelas campanhas do PT e PSB. A razão é simples: o Moroni parece ter um pequeno feudo de eleitores, sem demonstrar capacidade de expansão para uma disputa eleitoral majoritária; o Inácio conta com uma trajetória política reconhecida em diversos segmentos da sociedade, mas enfrenta problemas no escasso tempo na campanha eleitoral e dificuldades financeiras para manter e ampliar o fôlego de uma disputa eleitoral acirrada por uma diversidade de candidatos, além do isolamento das alianças partidárias.
Outra coisa que o horário eleitoral poderá revelar são as reais possibilidades de vingar uma candidatura alternativa, marcada pela irreverência do eleitor cearense, que muitas vezes torna possível o que a própria racionalidade das previsões e pesquisas não consegue detectar com precisão. Nesse caso, os efeitos surpresas seriam a candidatura do PSOL e do PDT, que trafegam como opções de inovação política no imaginário social. Mas pesa sobre essa possibilidade as dificuldades financeiras e o pequeno tempo de exposição de suas ideias nos canais abertos do rádio e televisão. Devemos comprovar até que ponto a democracia brasileira anda refém e limitada pelas grandes estruturas partidárias e os maciços investimentos financeiros.
É certo também que existe apatia política da sociedade frente aos permanentes fatos que desabonam a ética na política, que deve ser enfrentada com seriedade pelos atores políticos e sinalizada por compromissos com uma real e inadiável Reforma Política. Agora é se debruçar sobre o espetáculo das produções midiáticas e dos seus efeitos reais na cabeça do eleitor.
Clique para ver...

Primeiro Progama de Fernando Haddad do PT

Clique para ver...
 
Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...